Presentes Gourmet

Nas datas especiais todos nós gostamos de presentear quem mais amamos, mas por vezes temos medo de cair no erro do supérfluo e ridículo.
Demonstrar os nossos sentimentos sem exagerar é possível através da criação de pequenos presentes caseiros e delicados.
Imagine o espanto da sua sogra quando esta abrir uma caixinha e perceber que está recheada de bolachinhas e bombons… vai marcar pontos de certeza!
Não tenha medo de arriscar e imagine presentes diferentes, mas muito saborosos. A nossa sugestão são duas receitas muito simples de confeccionar e muito agradáveis visualmente.


Bolinhos de coco e rum com mascarpone



Ingredientes
100g de avelãs raladas
200g de coco ralado
80g de açúcar em pó
80g de manteiga à temperatura ambiente
120g de chocolate de leite
80g de mascarpone
0,8dl de rum
2 Colheres de sopa de açúcar baunilhado

Preparação
Coloque as avelãs raladas e metade do coco ralado numa frigideira sem gordura e leve ao lume a alourar. Retire do lume e deixe arrefecer. Adicione o açúcar com a manteiga e o açúcar baunilhado e bata manualmente durante 10 minutos até obter um creme espesso e esbranquiçado.
Derreta o chocolate de leite em banho-maria, tire do lume, adicione o mascarpone e mexa bem. Incorpore este preparado no anterior, junte o rum e misture tudo muito bem. Deixe arrefecer completamente.
Tire uma colher deste preparado, faça uma bola e envolva na outra metade do coco ralado. Repita a operação até acabar o preparado. Coloque dentro das forminhas de papel e guarde num local fresco e escuro.

Argolinhas de Groselha




Ingredientes
1 vagem de baunilha
200g de farinha
150g de manteiga à temperatura ambiente
100g de açúcar em pó
1 pacotinho de açúcar baunilhado
100g de geleia de groselha
Sal
Farinha para polvilhar a superfície de trabalho
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação
Corte a vagem de baunilha e raspe o interior. Junte com a farinha, com a manteiga divida em pequenos pedaços, o açúcar baunilhado e em pó e uma pitada de sal. Amasse e faça uma bola. Embrulhe em película aderente e deixe durante a noite no frigorifico.
No dia seguinte, estenda a massa numa superfície polvilhada com farinha, de forma a ficar aproximadamente com 3 mm de espessura, e corte em rodelas com cerca de 6 cm de diâmetro. Aqueça o forno a 160ºC. Em metade das rodelas corte um pequeno circulo no meio. Disponha as rodelas inteiras e as argolas num tabuleiro forrado de papel vegetal e leve a cozer a meio do forno durante cerca de 20 minutos. Depois de pronto, deixe arrefecer.
Polvilhe as argolas com o açúcar em pó, pincele as rodelas inteiras com geleia de groselha e coloque as argolas em cima das rodelas. Acondicione numa embalagem hermética e guarde em local fresco.

Sem comentários:

Enviar um comentário